Sem dengue nem zika

Mais de 2,5 mil militares contra o mosquito em Santa Maria

Tatiana Py Dutra

"

Serão retomadas no início da tarde deste sábado as ações da campanha naciaonal Dia D Contra o Mosquito. Desde 8h, cerca de 2,3 mil militares do Exército e 375 da Base Aérea de Santa Maria (Basm), além de 200 servidores da prefeitura (entre agentes comunitários de saúde, agentes ambientais de saúde e profissionais da Defesa Civil), visitam residências de diversos bairros e vilas da cidade. Integrantes da Defesa Civil e da Brigada Militar fazem o mesmo trabalho nos distritos.

"Não faltarão recursos para combate o zika", diz ministro da Fazenda

A atividade, que vai até as 17h, consiste na distribuição de material informativos e prestação de esclarecimentos à comunidade sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

Divididos em equipes, militares do 6º Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada passaram por ruas do bairro Salgado Filho, vistoriando terrenos baldios e sangas que podem ser áreas de infestação. Também bateram de porta em porta, entregando panfletos aos moradores. A maioria disse já estar alerta às ações de combate ao inseto.

Secretário estadual da Saúde suspende uso de larvicida sob investigação

Foi o caso de Iracema Ribeiro de Matos, 57 anos, que chegou a jogar fora um pneu velho após ganhar um puxão de orelha da neta Caroline, 8.

– Eu aprendi na escola que não se guarda pneus, porque a água pode ficar empoçada nele. Também me disseram que temos de colocar terra nos pratinhos de água das flores, e só guardar garrafas a ar livre se tiverem emborcadas ou com tampa – contou a pequena.

Mas as agentes comunitárias de saúde conseguiram surpreender alguns moradores com informações adicionais.

– Pouca gente sabe que os refrigeradores que tem degelo seco contém um reservatório para a água na parte de trás. Essa gaveta pode atrair a fêmea do mosquito – ensinou a agente Marlei dos Santos Dias.

Mais ações na próxima semana

A ação da manhã também incluiu visitas aos três bairros com maior índice de infestação do mosquito em Santa Maria: Juscelino Kubitschek, Nossa Senhora de Loudes e Medianeira. Esses pontos serão novamente visitados pelos militares na semana que vem, para um trabalho descontaminação. Eles vão fazer mutirões de limpeza para acabar com qualquer objeto que possa acumular água.

Força-tarefa mobiliza 60 mil militares e agentes contra o Aedes no Rio Grande do Sul

– A ação de sábado é de informação. Toda a cidade será contemplada e receberá material informativo sobre as doenças. Queremos que a população se conscientize sobre o seu papel – destacou a superintendente da Vigilância em Saúde, Selena Michel.Além disso, um mutirão mais específico irá ocorrer no Bairro Juscelino Kubitschek na próxima semana, a exemplo do que ocorreu em 4 de fevereiro. Na segunda-feira, um carro de som irá passar pelo bairro info"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Briga em família deixa três feridos em Santa Maria

Próximo

Homem é morto com seis tiros em Santa Maria

Geral